Lentes

As lentes de contato são discos de plástico finos e transparentes colocados na córnea. Elas podem ser utilizadas com a mesma finalidade dos óculos, melhorando a visão. Podem também, ser necessárias para determinadas doenças oftálmicas. Seja qual for a indicação, a adaptação e o controle do uso de lentes dessas lentes devem ser feitos pelo médico oftalmologista.

Para obter os resultados desejados, as lentes de contato funcionam de modo a grudar na camada de fluido da lágrima, que flutua na superfície do olho. A pressão das pálpebras também as mantém no lugar. À medida que piscamos, o olho libera lubrificação para a córnea e ajuda a expulsar quaisquer impurezas que possam ter ficado presas na lente.

Dentre os resultados que as lentes de contato podem oferecer, os benefícios para a miopia merecem destaque. Isto porque, o míope pode ter um aumento da imagem que é formada na retina, e fica sem ter os problemas de defeitos óticos que ocorrem com o uso dos óculos. Além da Miopia, defeitos de visão como: Hipermetropia, Presbiopia e Astigmatismo podem ser tranquilamente corrigidos pelas lentes de contato.

 

Saiba Mais

As lentes de contato são pesquisadas a mais de cem anos, porém só foi possível a sua fabricação a cerca de cinquenta anos com o aparecimento das primeiras lentes confeccionadas em acrílico. Devido ao avanço tecnológico foi possível o desenvolvimento de novos materiais, chegando ao que temos hoje. Citamos como exemplo as lentes gelatinosas que permitem maior conforto e segurança à saúde do usuário.
  • Limpe, enxágue e desinfete suas lentes de uso diário e de uso ampliado e limpe o estojo regularmente.
  • Lave as mãos, antes de pegar nas lentes.
  • Nunca toque na lente de contato com a boca. A saliva tem bactérias que podem provocar uma infecção no olho.
  • Use apenas soluções salinas estéreis comerciais para limpar as lentes. As versões feitas em casa com tabletes de sal podem levar a infecções perigosas.
  • Nunca nade usando as lentes de contato.
  • Nunca compartilhe as lentes.